Hugo Basaúla é o novo “Rei” de Marinha das Ondas

Hugo Basaúla é o novo “Rei” de Marinha das Ondas

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Hugo Basaula 2013A pista de Marinha das Ondas recebeu no passado Domingo a segunda ronda do Campeonato Nacional de Motocross.

Mais de 70 pilotos marcaram presença nas areias de Marinhas das Ondas para a prova mais dura do Campeonato Nacional de Motocross. Mais uma vez o titulo de “Rei da Areia” estava em disputa e a luta prometia animar os milhares de espetadores presentes e nem a chuva estragou a festa.

João Oliveira 2013Começando pelos mais novos, a classe de Iniciado entrava em pista e a luta era Ibérica. Pablo Soto de Espanha e João Oliveira de Portugal eram os grandes favoritos e acabaram por dividir as vitórias nas duas mangas de corrida. Como João Oliveira venceu a segunda manga, desta forma seria também o vencedor da corrida á geral.

Para o lugar mais baixo do pódio também a luta esteve intensa, mas desta vez foi Bruno Charrua a levar a melhor sobre Carlos Moreira que teria que se contentar com o quarto posto.

Sandro Peixe 2013Já na classe MX2 Júnior, Sandro Peixe não deixava os seus créditos em mãos alheias, e triunfava de forma convictareforçando assim a liderança neste Campeonato.

Os “manos” Maricatos, voltava a andar colados e o mais velho (Fábio) levava agora a melhor e terminava na frente do Jorge que levou ao delírio os milhares de espetadores com o “gritar” da sua 125cc a 2 tempos.

Henrique Nogueira também de 125 a 2tempos terminava no 4º posto, neste seu regresso ao Motocross visto que agora está a tempo inteiro no Enduro.

A fechar o Top 5 ficou André Martins que surpreendeu com uma condução muito rápida e eficaz.

Em MX2 Open voltou a ser Peixe o triunfador e levou a sua YAMAHA a mais uma grande vitória.

Luís Oliveira também em YAMAHA aproveitou a “folga” no Enduro para vir até Marinha das Ondas e na primeira manga chegou mesmo a liderar durante muitasvoltas.

Fábio Maricato ficava desta vez com o lugar mais baixo do pódio com o endurista Gonçalo Reis a terminar na frente do irmão mais novo do clã Maricato.

Hugo SantosEm MX1 Hugo Santos queria “vingar” a derrota de Freixo, o piloto da MX OFICINA arrancou na frente e parecia estar entregue o primeiro lugar. Hugo Basaúla é que não estava de acordo, e com uma corrida espetacular de trás para a frente acabaria por ultrapassar Santos econquistar mais uma vitória.

João Vivas e Daniel Pinto travaram uma emocionante luta onde o piloto Alentejano levava a melhor nas areias de Marinha das Ondas.

Carlos Alberto agora a tempo inteiro no Enduro mostrou que ainda consegue rolar com os mais rápidos do Motocross, eesteve brilhante com duas grandes mangas e o prémio seria este 5º lugar da geral.

podio-hobyAinda antes da Elite e de se saber quem seria o novo “Rei da Areia” teve lugar 2 mangas da classe Hoby. Uma novidade criada pela Federação para dar a possibilidade a pilotos amadores sem licença desportiva de alinhar numa pista de Campeonato Nacional de Motocross. A dureza da pista de Marinha das Ondas “assustou” os pilotos amadores e assim apenas compareceram 8 pilotos.

Fábio Gil venceu ambas as mangas deforma clara aos comandos de uma YZ 125, o piloto de Coimbra era de longe o mais forte nesta classe. No segundo posto á geral terminou Rui Pereira sendo que Rui Fragoso terminou no 3º lugar depois de ter abandonado a primeira manga ainda na volta de reconhecimento.

Marcelo Lourenço foi o quarto classificado da geral depois de ter terminado a primeira manga no segundo posto. A fechar o top 5 ficou Ruben Neves. A ideia principal desta classe era o divertimento e sem duvida que mesmo com muito sofrimento físico para superar a areia de Marinha das Ondas, todos saíram muito satisfeitos.

podio eliteTudo apostos então para a Elite, a corrida mais dura do dia, não só pelo normal desgaste da pista, mas também porque começava a chover de forma intensa.

Hugo Basaúla volta a ter problemas no arranque e nas voltas iniciais estava fora dos 10 primeiros e assim tinha trabalho a dobrar. Mesmo assim o piloto da Motogomes não baixou os braços econsegue uma recuperação alucinante que tirava o folgo aos milhares de espetadores resistentes ao frio e chuva.

Já nos últimos minutos da corrida Basaúla apanhava Santos e passava para a liderança e garantia assim o primeiro posto e o titulo de “Rei da Areia”.

Hugo Santos liderou grande parte damanga Elite, e travou algumas lutas com outros pilotos, mas quando foi alcançado por Basaúla já pouco conseguia fazer para contestar. Mesmo assim o pluri-campeão Nacional de Motocross andou sempre de forma muito regular e eficaz e mostrou um grande andamento nas areias de Marinha das Ondas.

Sandro Peixe conseguia já alcançar um dos seus objectivos para este ano que era terminar no pódio de uma prova Elite. O jovem ribatejano esteve imparável na sua classe e no confronto com as motos de MX1 mostrou que consegue rolar com eles e mesmo surpreender na fase final fruto de uma excelente forma física.

No início da manga João Vivas surpreendia e animava a luta pelo primeiro lugar com Hugo Santos, e chegou mesmo a liderar por alguns instantes. O jovem da YAMAHA acabaria por chocar com outro piloto, e uma pequena queda deitava tudo a perder. Mesmo assim muito positivo este 4º lugar na Elite.

Os próximos lugares ficaram reservados aos pilotos de Enduro, com Luís Oliveira a ficar com o 5º posto, Carlos Alberto em mais um brilhante 6º lugar final e Gonçalo Reis a terminar no 7º lugar.

Assim terminava mais uma grande corrida em Marinha das Ondas onde milhares de pessoas vibraram ao vivo pelas “motos voadoras”.

Um dia de corridas sem incidentes de registo onde a animação e adrenalina foi uma constante, pena a chuva a finalizar mas que mesmo assim não tirou brilho a este tremendo evento!

Classificações gerais:

Hoby:

1º Fábio Gil

2º Rui Pereira

3º Rui Fragoso

4º Marcelo Lourenço

5º Ruben Neves

6º Jorge Almeida

7º Paulo Silva

8º Gonçalo Casimiro

Iniciados:

1º João Oliveira

2º Pablo Soto

3º Bruno Charrua

4º Carlos Moreira

5º André Sérgio

6º João Pinto

7º Fábio Freire

8º Abel Carreiro

9º Luis Outeiro

10º André Silva

MX2 Júnior:

1º Sandro Peixe

2º Fábio Maricato

3º Jorge Maricato

4º Henrique Nogueira

5º André Marques

6º Pedro Carvalho

7º Ricardo Freire

8º André Martins

9º Fábio Varela

10º Rui Ribeiro

MX2 Open:

1º Sandro Peixe

2º Luís Oliveira

3º Fábio Maricato

4º Gonçalo Reis

5º Jorge Maricato

6º Henrique Nogueira

7º André Marques

8º André Martins

9º Pedro Carvalho

10º Fábio Varela

MX1:

1º Hugo Basaúla

2º Hugo Santos

3º João Vivas

4º Daniel Pinto

5º Carlos Alberto

6º Sergio Pita

7º Jonathan Rodrigues

8º Ricardo Laranjeira

9º Artur Amorim

10º Luis Salustiano

Elite:

1º Hugo Basaúla

2º Hugo Santos

3º Sandro Peixe

4º João Vivas

5º Luís Oliveira

6º Carlos Alberto

7º Gonçalo Reis

8º Sergio Pita

9º Fábio Maricato

10º Henrique Nogueira

Classificações completas em:

http://www.penta-control.com/site/index.php/noticias/87-resultados-de-marinha


Pode ainda acompanhar-nos no Faceboock em:

http://www.facebook.com/pages/Rodas-N-Areia/174829329231765

Patrocinios

decormar

budracing

barracas

jomotos2016

cipef

fig da foz

holeshot